quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

5. Viajando para a Itália e Obtendo Cidadania




Com grande alegria escrevo este tópico! Ontem saiu oficialmente a minha cidadania italiana, quase não acreditei que após quase 4 anos desde que comecei a busca por documentos, agora com orgulho sou Italiano.
O processo de obtenção da cidadania na Itália em geral é rápido. O da minha irmã que fez depois de mim saiu em 3 meses, já o meu demorou 1,5 ano. Depende do quão rápido as etapas necessárias após apresentação dos teus documentos lá.
Obter a cidadania italiana na Itália deve respeitar algumas etapas que vou descrever aqui junto com algumas dicas que aprendi ao longo deste tortuoso caminho.
1. Contratar uma empresa de obtenção de cidadania italiana na Itália. Eles vão providenciar hospedagem, dão entrada na papelada e ficam monitorando o andamento do processo. Há várias na internet, e eu recomendo a que eu fiz: www.cidadaniaitalianaassistencia.com, ou facebook (https://www.facebook.com/pages/Cidadania-Italiana-Assist%C3%AAncia/93693141497)
* Para ser italiano mais rápido, é preciso "morar na Itália", e por isso, a empresa vai te deixar morando numa cidadezinha por 2 a 3 semanas. As acomodações são boas, e em geral não há nada para fazer, pois a cidade é minúscula.
2. Após chegar na tua nova cidade, você e o advogado da empresa vão para a prefeitura dar entrada no teu pedido de residência e cidadania. Enquanto você está na nova cidadezinha, você deve ficar quase todo o período do expediente dentro de casa aguardando a verificação do vigile, tipo um guarda municipal, que vai atestar que você realmente está morando lá.
3. Quando o vigile passa e atesta que você está mesmo morando na Itália, a prefeitura manda um ofício para o consulado Italiano no Brasil perguntando se os teus documentos são verdadeiros, a chamada non rinuncia. Isso pode demorar tanto 1 mês (caso da minha irmã), como 7 meses no meu caso.
4. Após o OK do Brasil, o prefeito vai dar o OK, e daí a prefeitura vai transcrever tua certidão de nascimento nos livros da prefeitura atestando que você é um italiano nascido no Brasil. Fora que também eles emitem um documento que atesta que você tem a cidadania italiana. Mandei muitos emails para a empresa achando que havia algo errado, ofereci dinheiro, mas o fato é que esta prefeitura era osso mesmo e nada eles poderiam fazer para adiantar.
5. Tudo transcrito e certificado na mão, basta ir para a Itália fazer o teu RG em 2 dias, e depois solicitar o passaporte em outros 14 dias. Ou seja, numas férias do trabalho já é possível voltar com passaporte e carteira de identidade em mãos.

Comentários gerais:
a. O tempo do teu processo depende de 2 fatores: prefeitura + consulado no Brasil.
b. Antes de ir procure se informar quais cidades da região da Itália que você fará tua cidadania possuem o processo mais rápido. Dica é entra no facebook da empresa e tentar entrar em contato com as pessoas que eles deixam link no próprio site.
c. Alguns colegas ficaram esperando o processo rolar na Itália por meses e quase enlouqueceram sem fazer nada, é uma perda de tempo preciso! Viaje, arranje um trabalho temporário, faça alguma coisa para ocupar a cabeça.
d. É possível voltar para o Brasil e tirar o passaporte por aqui mesmo. Minha irmã fez isso e demorou uns 6 meses, mas eu não sei dos detalhes ... vou pedir para ela escrever um resumo e publico aqui mais tarde.

8 comentários:

  1. oi estou no processo de legalizacao no brasil e devo ir pra italia em setembro mais ou menos. podemos conversar por email? tenho algumas perguntas. Porque preciso contratar alguem pra me levar nos lugares? eu tenho amigos no sul, posso ficar na casa deles? e cadastrar a casa dele como minha residencia? meu email é bcassia2729@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Qual o custo medio que a empresa te cobrou para fazer o processo/ é mesmo obrigadtório ir a italia?
    Obrigado paabéns pelo blog fantasticamente explicativo rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obrigatório ir para Itália. Processo é caro, principalmente agora que a Dilma afundou o real. Pensa em:
      €3500 (gastos totais na Itália) + PASSAGEM

      Depois você pode pegar que passaporte no Brasil ou na Itália mesmo.

      Excluir
    2. Ah ta este é o preço que a empresa cobra pra fazer todo o tramite de hospedagem, documentos na prefeitura etc certo?
      Eu dei um pouco mais de sorte meu tio avo tem a certidão de obito de meu tataravo Italiano, assim fica mais facil né?

      Excluir
    3. Teu comentário não faz sentido. Se a tua descendência é por um tataravô você vai precisar de muitos mais documentos e maiores gastos com tradução, legalização e etc ...

      Excluir
  3. Oi. Não sei se você ainda acompanha o blog, mas gostaria de fazer contato com você.

    No meu caso, meu antenato italiano é meu trisavô. Ainda não tenho todos os documentos dele. isto porque o nascimento e o casamento foram na Itália e estamos buscando os dois.

    No entanto fiquei com uma duvida com relação ao final do processo quando damos entrada na Itália.
    Quando viajo para lá para fazer o Vigile, eu ficarei no máximo 1 mês? Não entendi essa verificação dos documentos no Brasil Neste período eu preciso estar na Itália? Fiquei um pouco confusa mesmo, porque comecei a estudar recentemente todo o processo de obtenção da cidadania.

    Qualquer coisa, meu email é srpzamboni@gmai.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. ola a todos,

    sou brasileiro e em 2009 comecei meu processo de cidadania na italia....visto a dificuldade em alugar a breve periodo um quarto ou casa aqui na italia e nao poder pegar a residencia...desde algum tempo estou colocando um quarto da minha casa aqui na cidade de Pistoia, em Toscana, para aluguel e proporcionando a possibilidade de pegar residencia na mesma...tambem posso fazer acompanhamentos para quem nao fala italiano e fazer o serviço de interprete...
    interessados favor escrever ao victorpelles@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Carla Rodrigues Cajado7 de outubro de 2016 às 03:05

    No meu caso, meu bisavô é italiano,casou com minha bisavó no Brasil e depois minha avó teve meu pai, enfim, o de sempre rs. No caso, eu preciso da certidão de nascimento, casamento e óbito do meu avô, mais a certidão do meu pai e a minha comprovando que sou filha dele, é isso? Depois de conseguir esses documento, fazer as autenticações e traduções é que eu entro em contato com a empresa que tratará das questões comigo lá na Itália? Quando você foi pra Itália você ficou lá quanto tempo até conseguir a cidadania? Desculpa perguntar isso, é que essa parte eu não entendi muito bem.

    ResponderExcluir