sábado, 21 de fevereiro de 2015

3. Buscando Informações (Documentos / Parentes)

 Olá a todos :)

Nesta seção, conto minha jornada até encontrar todos os documentos perdidos da minha família partindo de poucas pistas. As idéias mais críticas estão destacadas em negrito. Resolvi contar minha história nesta seção de busca dos documentos, pois um caso difícil como o meu requereu todo tipo de ajuda para encontrar todos os documentos.

Após listar todas as certidões necessárias, entrei em contato com a parentada em busca dos documentos e qualquer tipo de informação útil para montar este quebra-cabeça. Conversando com minhas tias, descobri a cidade que meu avô casou, além de uma pista falsa da província de origem do meu bisavô (listei principais cidades em Udine), e que meu avô tinha perdido completamente o contato com dois irmãos ainda muito jovem (buscas por parentes por Orkut ou Facebook).

Pena que estas informações não ajudaram muito. Haviam muito mais dúvidas do que certeza, inclusive se nosso bisavô era italiano mesmo. Não restavam muitas alternativas senão buscar toda e qualquer pista nos documentos e memórias deixados pelos meus avós.

Inicialmente encontrei escrito na certidão de casamento dos meus avós a cidade de origem do meu avô, que por sorte é bem pequena e fica bem no interior de SP. Liguei para o único cartório da cidade e solicitei a busca de sua certidão de nascimento. Após alguns minutos recebo a confirmação do registro e solicito o envio deste documento à minha casa. Minha família adorou, pois além de constar o nome dos meus bisavós e tataravós, também estava em alto e bom tom que eles eram italianos. Curiosidade à parte, o aniversário do meu avô sempre foi comemorado um dia antes do real.

Dicas para busca de cartórios no Brasil: Lista Atualizada de Cartórios (site com o registro de todos os cartórios e suas atribuições, no sul e sudeste os cartórios são organizados e enviam documentos pelo correio sem burocracias. Já no nordeste ... afffff)

Ainda faltam muitas peças neste quebra-cabeças. Em qual cidade de Itália meu bisavô nasceu? Com qual idade ele chegou ao Brasil? Ele se casou aqui? Onde ele falesceu? Quando cada um destes fatos importanes aconteceu? Enfim, neste momento haviam mais dúvidas que certezas.

A segunda pista veio da internet, mais especificamente do site do memorial do imigrante em SP (http://www.memorialdoimigrante.org.br/). Lá fiz uma busca por sobrenomes, mas nada de achar inicialmente o nome do meu bisavô na lista de hóspedes. Talvez pelo motivo mais óbvio: ele não desembarcou por Santos e se o fez é bem provável que nunca tenha passado por lá. Contudo, quando já havia desistido a minha ex-namorada encontrou um hóspede que tinha o mesmo nome do avô. Será ele? Cliquei no nome abriu uma outra página com os passageiros que o acompanhavam. Bingo, ele era meu tataravô trazendo sozinho seus dois filhos Giuseppe e Giuseppina. Eles chegaram por Santos em 1888 por meio de um navio Italiano que partiu de Gênova (http://museudaimigracao.org.br/acervodigital). Como eu agradeci ao trabalho paciente e dedicado de quem transcreveu passageiro por passageiro de livros de registros datados de mais de 120 anos. Fiquei super feliz conhecer um pouco mais da história da minha família e imediatamente solicitei uma cópia do livro de registros original dos imigrantes. Lá pude encontrar valiosas informações como a idade de todos ao desembarcar no Brasil e o ano de desembarque. Pena que neste registro não constava a cidade de origem. Mas tirei algumas conclusões: com 7 anos de idade meu bisavô seguramente não chegou ao Brasil casado, e que sua cidade de origem estava nas proximidades de Gênova. A primeira conclusão estava correta, mas a segunda não. De Torre di Mosto até Gênova são quase 500km cruzando toda a Itália de leste à oeste. Na minha opinião faria mais sentido sair de Veneza ou do porto de Trieste.

Dicas de sites que podem ajudar a localizar parentes e a partida/chegada do teu antepassado:

Solicitei uma busca da certidão de nascimento dos 2 irmãos desaparecidos do meu avô no mesmo cartório onde ele está registrado. Solicitei também uma busca da certidão de casamento do meu bisavô. Tive uma grande decepção ao não encontrar nada. Muito estranho! Começei a buscar os estes documentos nas cidades vizinhas, mas alguma coisa me dizia que deveria estar lá! Naquele tempo visitar São Paulo capital era um momento mágico, as pessoas era mais apegadas às suas cidades natais. Pedi uma nova busca, mas desta vez os intervalos de busca eram mais abrangentes. Bingo ... obtive resposta positiva para a certidão de casamento do bisavô! Solicitei este documento e em poucos dias já tinha em mãos. Minha família ficou super feliz por saber um pouquinho mais dos antepassados, pois nesta certidão estavam registrados: sua cidade natal na Itália (que não era Udine - 70km distante) e uma averbação do cartório onde foi registrado seu óbito (que não era no interior, mas na capital). Agradeci ao meu avô por ter deixado todas estas informações registradas em sua certidão de casamento. Com relação à certidão de óbito, eu desisti porque ao final não é um documento exigido para obtenção da cidadania italiana.

As dicas para buscar certidões com poucas pistas são:
  • Revise os documentos antigos com seus parentes. Qualquer informação é válida como datas e cidades. Por exemplo, no meu caso achei valiosas informações que me levaram à certidão de óbito e à certidão de nascimento na Itália.
  • Se você não tem uma data certa, tente inferir qual seriam os períodos mais prováveis. Se o cartório te permitir fazer uma busca de 10 anos, proponha um período de 10 anos. Caso o período seja menor, melhore teu chute! :)
  • Não encontrar um documento não significa que ele não esteja onde você pensa que está. Talvez o período esteja errado ou o escrivão não fez o serviço dele direito.
  • Caso não haja nenhuma pista do cartório onde foi registrado o óbito, tente buscar na lista dos cemitérios. Para São Paulo os cemitérios onde os italianos eram enterrados são: Bráz, Araçá
  • Procure sempre pedir a certidão INTEIRO TEOR, pois esta pode contar muitas pistas valiosas. Caso você tenha sorte, o escrivão vai ter saco de te dizer tudo de importante na certidão  por telefone.
  • Algumas pessoas trabalham buscando certidões de nascimento na Itália. Elas cobram cerca de 500 euros para encontrar o documento. O detalhe é poder confiar nestes profissionais, prefira sempre uma indicação. 

Achei a cidade do meu antepassado, agora o quê eu faço? 
  1. Você pode ligar para a Comuni (prefeitura) da cidade e perguntar sobre o "Estratto dell'atto di nascita". Achando basta pedir que eles te enviem pelo correio (é gratuito).
  2. Se o italiano não for suficiente, você pode enviar um fax para a Comuni conforme o modelo que vou deixar abaixo.

Caso seja encontrado, a Comuni irá enviar o registro para o teu endereço. Foi o que aconteceu comigo! Mais uma dica, se você não tiver uma máquina de fax em casa vale a pena usar um serviço de fax online do skype (PamFAX).

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Al Signor(a) Sindaco(a) del Comune di Roma (nome da comuni)
Alessandra Cigana (nome da prefeita)


Curitiba, 20 luglio 2009. (cidade e data)

Sono discendente de XXXXXX (nome do antepassado), nato in questo comune di Roma (o nome da Comuni) fra 1880 e 1882 (período provável) ed emigrato in Brasile nell’ anno di 1888, figlio di XXXXX e XXXXXXXX. La prego de voler cortesemente inviarmi uma copia dell’estratto dell’atto di nascita e di storico famigliare del predetto XXXXXX (nome do antepassado), nonché informarmi delle sue complette generalità i  di ogni altro elemento d’identificazione.
In attesa di um cortese cenno di riscontro, colgo l’occasione, signor(a) sindaco(a), per porgerle i sensi della mia piú alta stima.



--------------------------------------------------------------------------------------------------


Conclusão, com perseverança e um pouco de faro de detetive é sim possível encontrar os documentos perdidos sozinho. A continuação da história será escrita na próxima seção, já que todos os documentos que eu precisava no Brasil já estão em mãos!

25 comentários:

  1. Olá, espero que ainda acesse o blog... Enfim, todas minhas certidões foram emitidas no Sul e o Ererio se recusa efetuar a legalização dos documentos. O que posso fazer para resolver - sem ter que devolver minhas certidões para o Sul e pedir a legalização do Ministério das Relações Exteriores por lá? Devo ir para um Cartório de Notas do Rio e pedir exatamente o quê? As certidões não possuem abrangência nacional? Me ajude, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligar para o ERE de Brasília e se informa de como você pode obter o carimbo deles. Depois disso basta passar no ERERIO para que eles acatem o que foi feito em Brasília sem questionar.
      * A parte burocrática de documentação foi o que me tomou mais tempo ... é um mar de burocracia. Boa sorte ... também recomendo entrar em contato com a moça do que enviou mensagem 18/07/2017. Ela parece ter mais informações sobre as últimas regras burocráticas.

      Excluir
  2. Oi, faz um tempo que fiz isso ... lembro que primeiro mandei legalizar por Brasília e enviei os documentos todos e obtive os selos todos sem problemas. Depois ao entrar com os papéis no consulado eles disseram que na verdade era um selo do MRE e aí tive que ir ao Rio de Janeiro. Fica no centro da cidade, um prédio histórico bem bonito e eles carimbam na hora. Meus documentos são bem espalhados, parte da Bahia, parte do Paraná e parte de São Paulo e não me criaram problemas. Aconselho você a se informar melhor, talvez com outro funcionário de mais boa vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo! Muito obrigada pela resposta. Vou registrar aqui o que fiz - talvez ajude alguém no futuro, certo?! Bom, criei "coragem" e fui no ERERIO novamente... Desta vez tive sorte e fui atendida por uma funcionária com boa vontade. Vamos para a orientação dada por ela:
      Como minhas certidões não foram emitidas aqui no Rio de Janeiro e o meu processo será feito aqui, fui orientada a ir no Cartório de Notas e pedir para que eles reconhecessem firma das assinaturas dos notários ou tabeliães de cada certidão, com isso feito, o ERERIO poderá legalizar as minhas certidões levando em consideração a firma reconhecida pelo cartório carioca. No teu caso, como tu já tinhas a legalização de Brasília, o ERERIO somente acatou o que foi feito lá. Segunda voltarei ao MRE do Rio e espero finalizar esta etapa...

      Excluir
  3. OLA MEU NOME E CLAUDIO POLARO, SOU DESCENDENTE DE ITALIANO, MEU BISAVO CHAMADO PASCHOAL POLLARO VEIO DA REGIAO DE BASILICATA SAN COSTANTINO DE RIVELLO MEADOS DE 1900 PARA A REGIAO AMAZONICA E DEPOIS DE APROXIMADAMENTE 20 ANOS RETORNOU A ITALIA, PROCURO DOCUMENTOS PARA BUSCAR CIDADANIA E CONHECER PARENTES NA ITALIA, OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está um contato confiável. Um amigo usou os serviços desta empresa.
      http://www.cidadaoeuropeu.com.br/quem-somos/

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leonardo, meu nome é Ricardo sou descendente de italiano pela linha materna (mãe 1952), meu bisavô era italiano (Oreste Stefani - 1887 a 1966) e sua esposa minha bisavó (Dilecta Zamboni) era filha de italianos, estou tentando a cidadania por meu bisavô tenho sua certidão de óbito e casamento, estou tendo dificuldades de encontrar a de nascimento na Itália, recentemente solicitei a prefeitura (Calabria) que é de onde ele veio segundo parentes e alguns cartórios e estou no aguardo, me indicaria algum meio mais rápido de encontrar esta certidão (válida) pois tenho lido pesquisas que muitas pessoas tem sido enganadas com documentos que não são verdadeiramente de seus antepassados, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra em contato com este email. Eles trabalham na região da Calabria e cuidaram do processo da minha família
      suportecidadania@hotmail.com

      Excluir
  6. Boa noite

    A certidão de nascimento de meu antenato se encontra em Grumello Cremonese, achei o seite deles, porém gostaria de saber se poderias me ajudar na solicitação da certidão.

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda um fax para eles conforme o modelo que disponibilizei neste Post. Outra dica é encontrar Italianos com o teu sobrenome pelo Facebook, fazer amizade e pedir para eles gentilmente ligarem para a comuna. Boa Sorte,
      Leonardo

      Excluir
  7. to na mesma situaçao amigo to procurando mais nao to achando uns documentos.. poderia me da uma ajuda dica seila..?
    email; danielhugovieira040819911@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Leonardo!
    Estou nesta batalha a mais de 10 anos, já encontrei todos os documentos do Brasil, está me faltando só a certidão de Nascimento do Italiano, já solicitei a busca na Itália pelos dados que consegui nas certidões e no registro público dos emigrantes e não tive sucesso, fiquei desmotivado e parei de procurar, hoje vi uma reportagem do Haia, que entrou em vigor dia 14/08/2016, me veio várias dúvidas e animações para voltar a procurar, pois só falta ela! Me antepassados veio para o Brasil com 1ano e com a mãe e dois irmãos, no cartório de registro de casamento, não tem a certidão de nascimento! Se eu não encontrar esta certidão, eu com todos os documentos que tenho hoje, eu não consigo?

    Abraço

    Tarcísio.cpd@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A certidão de nascimento italiana é o requisito mais importante. Vou checar com um amigo qual empresa ele usou para conseguir encontrar suas certidões na Itália.

      Excluir
  10. Olá!

    Uma informação no seu artigo me deixou confuso. Vc disse que a certidão de óbito não é obrigatório?

    ResponderExcluir
  11. Olá Leonardo, obrigado por responder.
    Interessante. Pois estou me matando pra encontrar onde é quando meu bisavô faleceu e o cartório onde posso pedir a certidão de óbito. Porém, sei onde ele nasceu e casou.

    Valeu

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelas dicas!!!!!!! Me ajudou a esclarecer várias dúvidas!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá tenho duas pessoas da minha família q ja conseguiram adquirir a cidadadina italiana. A Pasta se encontra na comune de Belvedere, como devo proceder??
    Grata

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Nossa adorei seu relato, se parece muito com meu caso. Meu pai sempre me conta que seu pai, no caso meu avô tinha descendencia italiana, porém meu pai é nascido no espirito santo, quando tinha mais ou menos 7 anos veio para o Rio com meus avós que nao eram casados, e que nao ficaram juntos acabando cada um indo pra um lado. Meu pai ficou com minha avó, e depois disso não viu mais o pai, mas ele se lembra até onde meu avô trabalhava e das coisas que faziam. Eu pretendo começar minha busca pela certidão de nascimento do meu pai, pois ele foi registrado com o nome do meu avô, porém não sabe o nome dos avós paternos e pretendo assim iniciar minha busca. Muito legal seu blog valeuu !!

    ResponderExcluir
  16. Histórias de família são sempre interessantes. Quando você for pedir as certidões nos cartórios sempre peça a de inteiro teor

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir