sábado, 21 de fevereiro de 2015

1. Introdução - Porque escrevi este blog?



Olá a todos!

Escrevo este BLOG para ajudar aqueles que também estão na busca da dupla-cidadania Italiana sem ajuda de despachantes, advogados ou charlatães de plantão que existem no mercado.

Senti muita dificuldade para encontrar informação de qualidade na internet. Muitas destas informações são desencontradas ou desatualizadas. Por isso, me senti na obrigação de ajudar quem também tem o mesmo sonho-projeto de reatar os laços com a Itália.

Adianto que buscar dupla-cidadania Italiana deve ser encarada como um projeto sério, senão será perda de tempo! Me dediquei muito até agora e ainda há muito o que fazer!

Além disso, quero prestar uma homenagem aos meus antepassados, principalmente ao meu querido avô Ângelo.

Aqui, passo o roteiro que segui para encontrar todos os documentos necessários e ainda dar entrada no burocrático consulado Italiano. Acredito que qualquer descendente de Italianos pode conseguir recuperar sua herança familiar mesmo partindo de poucos dados, pois no meu caso específico, tudo que eu possuía ao começar esta busca era força de vontade e uma certidão de casamento velha que uma tia ainda guardava.

Sou bisneto de italianos e um pouco da cultura Italiana e costumes estão enraizados na minha família. Esta cultura está no gosto pelo vinho, palavras e valores sólidos cultivados de geração em geração e de que tenho orgulho de carregar.

A vida dos Italianos não foi fácil na chegada ao Brasil! Em meados de 1900 havia muita pobreza e fome na Itália. Atraídos pela promessa da tão sonhada terra própria, milhares de Italianos atravessaram o Atlântico em busca deste sonho. Contudo, a maioria encontrou condições tão duras quanto às condições na Itália servindo como quase escravos nas fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais principalmente. Além disso, a mortalidade por pneumonia e outras enfermidades era muito comum levando inclusive meus bisavós.

Com apenas 14 anos, meu avô estava órfão e teve que muito cedo ser dono do seu destino. Ele perdeu contato com seus irmãos. Tenho muito orgulho do vovô Ângelo mesmo não o tendo conhecido. Considero ele um exemplo para qualquer brasileiro, pois mesmo órfão, criado na roça e com pouca instrução aprendeu ler, virou aprendiz de eletricista e em pouco tempo já era chefe eletricista da maior indústria de papel do Paraná. Ele é um exemplo de que apesar das adversidades que a vida nos reserva é possível vencer honestamente, pois só existe falta de oportunidade para quem não quer.

Comecei este projeto em Fevereiro/2009 durante as minhas férias mais para incentivar minha namorada na busca de sua descendência de Alemã, então pensei porque não buscar a minha Italiana?

Logo surgiram muitos obstáculos começando pela falta de informação! Como meu avô pouco comentava do seu passado, não havia certeza nem se ele era filho de Italianos ou não. Assim começa minha jornada . . . .

Vou tentar postar ao menos um capítulo por semana contando passo a passo na busca do reconhecimento da cidadania Italiana da minha família.






9 comentários:

  1. Olá Leonardo, gostaria de agradecer as informações aqui postadas.

    ResponderExcluir
  2. Convido os amigos a conhecerem a minha história, de como eu furei a fila de espera do Consulado Italiano de São Paulo e ainda assim tive a minha cidadania italiana negada mesmo já sendo filho de cidadão italiano. O texto está disponível em http://blog.henpa.com/cidadania-italiana/
    Agradeço se puderem ajudar a divulgar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, pessoal.
    Estou com um pequeno problema aqui em casa, não sei se algum de vocês já passou por isso.
    Meu trisavô tem o último nome Dalboni, porém todo o resto da Família foi registrado Delboni.
    Eu pedi para o meu avô mudar o nome, mas ele está relutante.
    Existe a possibilidade de tirar a cidadania lá na Itália sem que eles façam a mudança?
    Também não estou afim de pagar uma grana alta pra algum procurador fazer esse processo.

    No caso o correto seria "Dalboni" e temos sobrenomes "Delbone" e "Delboni"

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, pessoal.
    Estou com um pequeno problema aqui em casa, não sei se algum de vocês já passou por isso.
    Meu trisavô tem o último nome Dalboni, porém todo o resto da Família foi registrado Delboni.
    Eu pedi para o meu avô mudar o nome, mas ele está relutante.
    Existe a possibilidade de tirar a cidadania lá na Itália sem que eles façam a mudança?
    Também não estou afim de pagar uma grana alta pra algum procurador fazer esse processo.

    No caso o correto seria "Dalboni" e temos sobrenomes "Delbone" e "Delboni"

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    estava lendo todos as dicas, mas tenho algumas dúvidas, caso eu já tenha onde ficar na iltália, vai ser preciso de uma empresa?
    posso fazer por conta?
    já tenho todas as documentações, pois vário primos já possuem a cidadania.
    Pois a minha ideia é ficar direto na europa

    ResponderExcluir
  7. Peço gentilmente a todos os meus amigos que compartilhem meus serviços aqui na Itália: Busca de Certidões de Nascimento, Casamento, Certificado de Batismo, Certidão de Casamento Religioso e Apostilamento de documentos italianos.
    + 556384036092 Whatsapp BR - buscadora.doc@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Trekz Titanium Earphones for Personal Use - iTanium-Arts.com
    The Trekz Titanium titanium ranger earphones for personal use includes a titanium rainbow quartz model titanium trimmer 4B microphone that can tungsten titanium be plugged into titanium hair trimmer the headphone, the volume control pad,

    ResponderExcluir